Serviços
O AOi Lab oferece um conjunto de serviços nas áreas de Meio Ambiente, O&G e Alimentos, sempre com o objetivo de promover maior eficácia no gerenciamento estratégico de projetos. Quando necessário, atuamos também em pesquisa e desenvolvimento, contribuindo ativamente para estudos, ensaios e inovações no campo científico-tecnológico. Como amostragem e logística são etapas de extrema importância em nosso trabalho, dispomos de estrutura e ferramentas para atender — com excelência — às diversas demandas de nossos clientes e parceiros. Contamos com instalações, equipe técnica, parcerias, equipamentos de maior seletividade e sensibilidade, pontos fundamentais que nos permitem abranger diversas matrizes — tanto no controle quanto no monitoramento.
Áreas de Atuação
Procurando alguma análise que não está aqui? Entre em contato e ajudaremos você a encontrá-la!
Entre em contato!Veja, a seguir, informações mais completas referentes à estruturação do nosso laboratório de Análise de Compostos Orgânicos Complexos, no qual serão realizados testes como:
A. Micotoxinas
Micotoxinas são substâncias tóxicas produzidas por fungos que podem contaminar alimentos destinados ao consumo humano e animal. Grãos e cereais são as principais fontes de contaminação, mas frutas, nozes e outros produtos também estão sujeitos à presença desses compostos, representando riscos à saúde e à qualidade dos alimentos.
Por que monitorar micotoxinas em alimentos?
- Atender às exigências legais com segurança garantindo conformidade com a legislação vigente;
- Proteger sua cadeia de produção já que micotoxinas colocam em risco a saúde humana e animal;
- Reduzir perdas financeiras através de contaminações não detectadas que podem comprometer lotes inteiros e gerar prejuízos com devoluções, descartes e processos judiciais;
- Fortalecer sua marca uma vez que empresas que monitoram contaminantes demonstram responsabilidade e garantem credibilidade frente ao mercado nacional e internacional;
- Investir no monitoramento de micotoxinas é investir em qualidade, segurança e competitividade.
B. Pesticidas (Agrotóxicos)
O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e utiliza diversos defensivos agrícolas. Foram estabelecidos, então, critérios de controle e teste para inclusão de novos pesticidas, que devem atender às exigências de órgãos oficiais — tais como o PARA (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxico em Alimentos), estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) — ou demais normas determinadas pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O agrobusiness movimenta milhões na cadeia produtiva e diversas empresas nacionais e internacionais investem nele. A título de exemplificação da abrangência da indústria alimentar, que integra esse negócio, podemos incluir a água potável como parte fundamental no processo produtivo. Todo e qualquer procedimento que a envolva deve obedecer a rígido controle de qualidade; portanto, é considerada um alimento e, por esse motivo, deve contemplar medidas criteriosas, além de diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde através da Portaria GM/MS n.º 888, de 4 de maio de 2021. O AOi Lab possui uma das melhores infraestruturas para oferecer serviços de grande qualidade e complexidade. Equipado com cromatógrafos gasosos e líquidos de alta resolução, nosso laboratório — reforçado pelas parecerias estratégicas nas áreas orgânica, inorgânica e microbiológica — possui um escopo completo para atender às necessidades de toda a cadeia produtiva. Com o Marco Regulatório do Saneamento (aprovado pela Lei nº 14.026/2020), há um aumento considerável da oferta e da demanda e, nesse caso, existe também a necessidade de realizar exímios ensaios de controle de qualidade. Alinhados ao contexto estabelecido, oferecemos serviços de verificação e monitoramento que prezem sempre pela saúde humana. Entre em contato com nossa equipe para apresentação da solução mais adequadas às suas necessidades.
C. Dioxinas e Furanos; Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs)
Em um país como o Brasil, um laboratório de Dioxinas e Furanos relacionado aos setores de Meio Ambiente e Alimentos é fundamental para suprir as demandas do mercado brasileiro por análises de alto nível, com metodologia e técnica avançadas. No ramo de exportação de carne de frango para China (maior consumidor/importador de tal produto brasileiro), por exemplo, as autoridades chinesas determinam níveis de PCDD/F abaixo de 1.75 pg I-TEQ/g em gorduras quantificados. Somente ensaios analíticos proficientes, como os propostos pelO AOi Lab, são capazes de corresponder às expectativas de controle de qualidade com aprovação internacional. O potencial desse mercado, com aproximadamente 27 plantas, vem gerando um volume muito grande de amostras para serem analisadas. As matrizes ambientais são verificadas, ainda, em emissões atmosféricas, solo e água subterrânea, elementos de interseção entre as esferas ambiental e alimentar. A legislação brasileira, por meio das deliberações do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) e da atuação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), determina critérios para investigação, monitoramento e/ou mitigação de eventuais contaminações. O AOi Lab possui equipe e estrutura para proporcionar ao mercado ensaios de qualidade e suporte que os clientes procuram. Temos equipamentos como o Double Focusing Magnetic Sector (GC/HRMS System) e Cromatografia de Massa (GC-MSMS), que trazem a mais alta sensibilidade e seletividade, garantindo maior confiança de dados. Podemos, com base nisso, fornecer os ensaios de Dioxinas e Furanos, Befinilas Polibromadas e demais POPs, atendendo ao mercado interno e externo em suas diversas matrizes. Com foco nas prioridades e necessidades da sua empresa, podemos testar as diversas substâncias com o propósito de monitorar o risco potencial de exposição à saúde humana, incluindo toda a cadeia possível de exposição e contaminação: solos, sedimentos, água, ar, emissões atmosféricas, tecido vegetal, alimentos e ração animal. Buscamos sempre a inovação em nossos métodos, sendo aptos a atender às mais restritivas e recentes exigências legais e regulatórias nos mercados nacional e/ou internacional. Entre em contato com nossa equipe para a apresentação da solução mais adequada às suas necessidades.
D. TO-15 — Vapores do Solo e Ar Ambiente
O mercado de e-vapores do solo aumenta gradualmente a cada ano devido às exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). A estimativa é de crescimento muito expressivo no cenário nacional, sobretudo em São Paulo — nas demais unidades da federação o ensaio ainda é pouco exigido pelas agências ambientais locais.
Além dos testes através de Canister (TO-15) ou amostrador similar e compatível com protocolos reconhecidos, tais como USEPA e ASTM, há expectativa de aumento de demanda em monitores passivos, esses também aceitos e recomendados na avaliação de compostos potencialmente contaminantes.
A AOi Lab fornece métodos variados para a melhor aplicação nessa importante área do mercado petroquímico e ambiental visando o suporte fundamental para avaliação do meio ambiente e, consequentemente, da qualidade de vida.
As metodologias utilizadas são aprovadas internacionalmente e acreditadas, como compostos orgânicos voláteis, semivoláteis, hidrocarbonetos totais de petróleo, entre outras.
E. Compostos perfluoroalquil e polifluoroalquil (PFAS) em água, solo, alimentos e embalagens
Os PFAS são compostos organohalogenados com ampla utilização e aplicações domésticas e industriais, tais como:
O sulfonato de perfluorooctano (PFOS), bem como o ácido perfluorooctanóico (PFOA) são os PFAS mais conhecidos que atingem o meio ambiente, principalmente a água. Por equivalerem a compostos que possuem grande estabilidade química, apresentam grande persistência e conseguem percorrer distâncias pelo ar, contaminando ambientes muito além do seu local de produção e gerando bastante preocupação ambiental. Esses compostos são desreguladores endócrinos comprovadamente perigosos à saúde. Nos últimos anos, as principais agências ambientais nos Estados Unidos, na Europa e na Austrália estão promovendo estudos, controles e monitoramento dessas composições no meio ambiente, em peixes, em frutas/verduras e em carnes. Apesar disso, ainda não foram estabelecidos limites máximos ou índices de tolerância. No Brasil, o assunto permanece embrionário, discutido em fóruns ambientais, e pouca demanda foi gerada. Contudo, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) já sinalizou o interesse em monitorar esses compostos, embora dependa da iniciativa privada para incentivar o mercado e gerar dados à agência. Consulte nossos especialistas para obter mais informações sobre esse assunto que gera preocupação em diversas partes do mundo. O AOi Lab mantém-se constantemente atualizada, buscando oferecer ao mercado as melhores opções em análises.
F. Hidrogênio Natural
Visto por muito tempo como uma fonte de energia utópica, restrita ao imaginário de estudos acadêmicos, o hidrogênio vem se materializando fortemente no Brasil como promessa de transação energética de curto e médio prazos, em meio a um cenário mundial de busca incessante pela descarbonização das economias visando atender aos compromissos preconizados pelo Acordo de Paris.
A situação do hidrogênio está mudando drasticamente nos dias atuais, pois descobertas geológicas muito recentes demonstram que o hidrogênio natural existe na Terra em quase todos os países, com quantidades e fluxos que permitem a produção industrial. Além de dorsais meso-oceânicas e ofiolitos, o hidrogênio natural está localizado em contextos geológicos continentais, ou seja, próximo às áreas de consumo.
O hidrogênio possui muitas vantagens:
Ainda há uma grande discussão acerca do tema envolvendo sua viabilidade econômica e as reais dificuldades da produção e comercialização, mas seu grande potencial vem justificando o elevado entusiasmo global ao tratá-lo como a mais nova e disruptiva alternativa energética mundial.
Oferecemos muitas outras análises. Nosso diferencial é a Qualidade Confiança Agilidade Saiba mais sobre os nossos serviços.